29 de jul. de 2008

Trabalho e Oração

"O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei. O SENHOR é a força do seu ovo, o refúgio salvador do seu ungido. Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-o e exalta-o para sempre". (Sl 28.7-9) Gostei da proposta que Deus fez a Salomão quando ele se preparava para governar o povo de Israel. Fiquei me perguntando se eu iria aproveitar bem uma oportunidade dessas. Ganhar sozinho os 50 milhões da mega-sena? Ter uma saúde de ferro e viver mais de cem anos? Livrar-me de todos que me incomodam? Deus agradou-se do pedido de Salomão e disse: "Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência". (1 Rs 3.11,12). Quando foi desafiado por Deus a orar, a primeira coisa que Salomão fez foi olhar para o passado. Ele reconheceu: "Tu sempre mostraste grande amor por Davi, meu pai" (1 Rs 3.6). Depois, Salomão olhou para dentro de si e reconheceu: "eu sou muito jovem e não sei governar "(1 Rs 3.7). Por fim, olhou para o contexto e sua vocação e disse: "Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça" (1 Rs 3.9). Quando o assunto é oração somos desafiados a aprender alguma coisa com Salomão. Ao voltar-nos para o passado podemos reconhecer a bondade de Deus em nossa vida. Ao olhar para o nosso íntimo podemos reconhecer nosso pecado e buscar perdão em Cristo, que pagou pelo nosso pecado. E ao olhar para o contexto no qual vivemos podemos fazer algumas perguntas: Qual é a nossa vocação? Somos cônjuges? Pais? Filhos? E profissionalmente, qual é o nosso trabalho? O que mais precisamos para exercer bem essas tarefas? No contexto em que vivemos, tornamo-nos cooperadores de Deus usando as coisas que Deus criou com todas as forças e entendimento. Quem não utiliza todas as possibilidades postas à disposição para conseguir um resultado bom tenta a Deus e tem a fé firme, que pode encarar a Deus e pedir mais. A oração é a porta pela qual Deus, Criador e Senhor, entra criativamente em nossa casa, na comunidade e no trabalho. Numa atitude de oração, o esforço dirige a pessoa para baixo a fim de encarar a tarefa que tem pela frente e sua fé para cima esperando a bênção de Deus. Nesse sentido Lutero aconselhou: “Trabalha e deixa-o dar os frutos! Administra e deixa-o fazer prosperar! Batalha e deixa-o dar a vitória! Prega e deixa-o tornar devotos os corações! Come e bebe e deixa-o oferecer-te saúde e força! Seguir-se-á, então que, tudo o que fizermos, ele o fará através de nós; e dele apenas será a glória” (Lutero em A Vocação). Pode ser que Deus não nos apareça em sonho, mas desafio está lançado: O que você quer que eu lhe dê? Que tal pedir sabedoria! Edgar Lemke

0 comentários: