24 de abr. de 2009

Pai

"Pai nosso que estás nos céus" (Mt 6.9)
    A palavra "pai", ou "mãe", é uma das mais bonitas e completas que o ser humano pode pronunciar. E é com grande expectativa que os pais esperam o dia em que o filho pequeno vá lhes chamar pela primeira vez pelo nome de "pai". Até em novelas e filmes este fato é explorado: por exemplo, um filho, que não sabe quem é o seu pai, e então chega o dia da revelação (e a novela continua...), e finalmente o filho chama aquele homem de "pai"... Emoção e lágrimas se seguem...
    Jesus, ao ensinar o "Pai Nosso", também nos diz para chamarmos a Deus de "Pai". Lutero, no Catecismo, explicou isto, dizendo: "Deus quer atrair-nos carinhosamente com estas palavras, para crermos que Ele (Deus) é o nosso verdadeiro Pai, e nós os seus verdadeiros filhos, para que lhe roguemos sem temor, com toda a confiança, como filhos amados ao querido pai" (Catecismo Menor, pergunta 231).
    Quando Deus nos criou, Ele era o nosso Pai. E como Pai, ele nos fez com amor e carinho, santos e perfeitos, e criou um mundo maravilhoso para o ser humano. Ele cuidou para que nada faltasse aos seus filhos, e que tudo fosse proveitoso e para o bem deles.
    Mas aí o pecado entrou no mundo. E depois disto, na verdade, por causa do pecado, nós não temos mais o direito de chamar a Deus de "Pai". Mesmo Deus sendo o Pai de toda a humanidade, pois Ele nos criou. Por natureza, desde a queda em pecado, todo mundo é inimigo de Deus, e tem medo de Deus. O pecado nos afasta de Deus. E olhamos para Deus, não como um Pai, mas como um juiz, que está pronto a nos castigar e condenar.
    Mas Jesus, que nos ensinou a orar "Pai Nosso", morreu por nossos pecados. E quem crê em Cristo, este se torna filho de Deus, através da fé no Salvador, como dizemos no Culto, na hora da absolvição: "Os que crêem em seu nome, lhes deu o poder de serem feitos filhos de Deus, e lhes prometeu a vida eterna", pois como filhos, somos herdeiros do que é de Deus, ou seja: o céu.
    Sim, agora Deus é o nosso Pai. E como Pai que Ele é, cuida de nós, os seus filhos. Ele nunca está longe de nós, mas nos acompanha em cada pisada, e em cada suspiro. Tudo por que Ele nos ama, e só quer o nosso bem. Em 1 Jo 3.1 lemos: "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus".
    E nós podemos falar com Ele, como filhos amados falam com o seu Pai. Sem medo. Sem receio. Ele está sempre pronto a nos ouvir, e a nos atender. Ele não recusa nada para nós, daquilo que for para o nosso bem. 
    Ele é um Pai como nenhum outro deste mundo. Como diz em Rm 8.15, por causa da graça de Cristo, e da fé que o Espírito Santo colocou em nossos corações, agora fomos adotados como filhos de Deus. Vejam bem: FILHOS de Deus. Como é bom orar o "Pai Nosso" sabendo que temos um Pai que escuta e atende os seus filhos. Amém. Sim: Amém, diz o "Nosso Pai" às nossas orações. "Pai nosso que estás nos céus".
Pastor Romualdo, em 25/04/09

0 comentários: