22 de abr. de 2009

Pai Nosso

"Pai Nosso, que estás nos céus" (Mt 6.9)
    O "Pai Nosso" é a mais bela e a mais completa oração que já foi proferida neste mundo. Podemos ter e fazer muitas orações, seja em casa, ou na igreja. Podemos criar as mais belas frases que se possa imaginar para uma oração. Até podemos criar poesias fantásticas em forma de oração. Ou podemos compor os mais belos hinos, que também são orações...
    Mas nada se compara ao "Pai Nosso". Esta oração contém tudo que uma oração pode conter. Podemos dizer que é a "Oração Completa", que contém dentro dela tudo que pode e deve ser colocado em uma oração.
   Quantos corações atribulados já encontraram consolo nesta oração? Quanta coisa Deus já fez neste mundo, por que esta oração é, e foi feita, com corações cheios de fé? Quanta alma já foi tirada da condenação eterna, e encaminha e levada até o céu?
    Esta oração foi ensinada pelo próprio Filho de Deus, Jesus Cristo. E se ela foi ensinada por Jesus, então, com certeza, ela nos traz coisas maravilhosas. Jesus, como Filho de Deus que é, que vivia com o Pai no céu, sabe o tipo de oração que agrada a Deus. E, se Ele colocou estas petições, ou pedidos, no Pai Nosso, então podemos ter certeza de que ali tem tudo que precisa.
    É claro que não adianta falar o Pai Nosso, como se fosse um "mantra", ou algo assim, e imaginar de que, pelo simples falar ou repetir Deus vai nos atender. O Pai Nosso, e qualquer outra oração ou súplica diante de Deus, deve nascer de nosso coração, de nossa alma, de nossa fé em Deus e de nossa fé no Salvador Jesus. E deve ser feita pela assistência do Espírito Santo, que transforma nossas fracas palavras em uma oração que é ouvida e aceita por Deus Pai.
    Aliás, você sabe por que Jesus ensinou o Pai Nosso? Você sabe o que significa cada uma das petições? A resposta para a primeira pergunta você acha em Mt 6. E a resposta para a segunda pergunta, estão no Catecismo.
Pastor Romualdo, em 22/04/09

0 comentários: