26 de jun. de 2008

Um copo de Água

No Culto do dia 21 de Junho, em Campos Novos, pregando sobre o texto bíblico de Jesus do Evangelho do final de semana, aonde Jesus diz: "Quem der de beber, ainda que seja um copo de água, a um destes pequenino, por ser este meu discípulo, não perderá o seu galardão", aconteceu algo bem interessante, que ilustrou toda a pregação. Logo após o Culto, um dos membros, o Vilmar, me chamou pra cozinha (Campos Novos é um ponto de pregação, e os Cultos acontecem na casa dos membros). Eu estava com muita pressa, pois tinha ensaio da banda jovem em Joaçaba, para o Culto jovem que seria de noite... mas ele insistiu. Acabei cedendo, e fui até a cozinha da casa da D.Neusa. Quando entrei na cozinha, o Vilmar me alcançou um copo de água. Todos acharam muito interessante... Ele disse: "Pastor, agora já tenho o meu galardão...". Foi uma "brincadeira" muito bonita, que serviu para todos refletirmos, e comentarmos o texto bíblico do sermão, bem como o próprio sermão. Foram feito vários comentários. Na verdade, o sermão foi repetido, rediscutido... e acho que ninguém mais esqueceu dele. Mas eu falei pro Vilmar, e pra todos que estavam ali: "Aqui, na casa de vocês, sempre tenho ganho muito mais de um copo de água". É que eles convidam o pastor para janta, almoço e café em todas as oportunidades quando tem Culto lá. Aí me lembrei, e também falei com eles, sobre o comentário de um Pastor, com o qual me encontrei nas férias de janeiro. O assunto era como os membros tratavam o Pastor. E este Pastor disse que, nos 5 anos que está naquela paróquia, não ganhou mais do que 5 convites. E, aliás, sempre dos mesmos membros. Isto é uma coisa muito bonita que acontece na Paróquia de Joaçaba: convites para almoço ou janta não faltam pro Pastor. Muito pelo contrário: é difícil conseguir atender a todos os que convidam. Muitos estão na fila já há bastante tempo. Este pastor que citei falou de que muitas vezes gostaria de receber convites, pois fica sozinho em casa, com a esposa e a filhinha pequena. Falou que o pessoal comenta na frente sobre a festinha que faz, por ocasião de um batismo ou aniversário... mas ninguém o convida. Ele, na verdade, se sente meio como um estranho ali... mesmo não tendo nenhum parente perto. Ele tem tido muito mais convites com o pessoal estranho, do que com os membros da sua Paróquia. Aliás, é muito bom o Pastor ser lembrado pelos membros, na hora da comemoração. Nem que seja com um simples copo de água (né, Vilmar). Outro dia continuaremos a falar disto. Fiquem com Deus.

0 comentários: