5 de jun. de 2008

Apanhando do Computador

"Estou apanhando do computador!" Será que o computador bate em alguém? Com certeza, não! Mas esta é uma frase que você já deve ter ouvido. Ou então falado. Especialmente, quando a gente começa a mexer no computador (lembro quando comecei... e hoje, infelizmente, não tenho paciência para explicar a alguém [que o digam os que me ligam, pedindo ajuda sobre o INDEP]). Mas não é bem este o meu caso, de estar "apanhando, por estar começando". Meu problema (problema?...) é que troquei de computador. E agora é bem trabalhoso deixar tudo organizado, do jeito que eu gosto (por exemplo: se aqui, as vezes, não aparecer o "j", este já é um problema que estou tentando corrigir). Aliás, quando comecei a planejar trocar o computador, eu já pensava no trabalho que teria para deixar tudo organizado. De muitas coisas conseguir fazer "backup" das configurações. Só que grande parte não tem como fazer. E outras, simplesmente não funcionam mais do antigo para o novo computador (também, passar de um pentium simplezinho para o "Core 2 Duo", 64 bits, é complicado). Na verdade, como é difícil "dominar" este "potro chucro" de computador, até que ele fique manso, servil e obediente. Mas com o tempo a gente chega lá. Nem que tenha que fazer como fiz segunda-feira: quando o computador chegou, eu estava saindo para fazer um sepultamento. Aí fiz o sepultamento, cheguei em casa, troquei de roupa, e saí para uma reunião. E dali cheguei em casa aí pelas 10h30 da noite. Então me pus a configurar o acesso à rede, e à internet. Resultado: fui dormir a 1h40 de terça feira (aliás, o mesmo "baile" levei ontem de tardezinha e de noite, para conseguir fazer com que a secretária pudesse acessar, com o Sipar [programa de administração paroquial] a rede e o banco de dados, que fica no meu computador). E assim vai... Bem, toda esta trabalheira para "treinar" o computador, faz a gente pensar em como nós também somos "duros" para sermos "dominados". Quanto trabalho o Espírito Santo tem, para nos deixar mais parecidos com Deus, do jeito que Ele gosta de nos ter. Quanto trabalho Ele tem, para ajeitar as coisas de nossa vida, para elas ficarem como Ele quer. É que nós também somos bem "difíceis" de sermos "arrumados" e "configurados". Nosso problema está em que somos "cabeças duras": sempre queremos fazer as coisas do nosso jeito, e não como Deus quer. É bem parecido com o configurar um computador: as vezes, quando o Espírito Santo conseguiu dar um jeito em uma coisa, descobrimos que tem outra que não funciona. Pois é, tem uma rede que as vezes não funciona entre nós e Deus. E pra configurar tudo, é preciso usar os meios certos, ter o software certo, e configurá-lo corretamente: e este software é a Bíblia, a Palavra de Deus. É através dela que o Espírito Santo trabalha, para nos deixar como Deus quer. É por isto que precisamos ler a Bíblia, ir aos Cultos, participar da Santa Ceia, fazer devoção em casa, etc... Nenhum computador funciona sem o software correto. Sem os programas, não adianta um técnico... Sem a Bíblia, o Espírito Santo não consegue "instalar" em nós as qualidades de Jesus, e a vontade de Deus. Outro dia continuaremos... Até lá.

0 comentários: