26 de jun. de 2008

Confraternização dos Leigos

Os leigos da Comunidade Santíssima Trindade de Joaçaba se reúnem toda quinta-feira, as 19h45, para a sua reunião (ou sessão). Temos muitos leigos fiéis, que quase nunca faltam. E tem outros, que vem como podem, pois viajam ou tem outros compromissos. São cantados hinos, é feita uma devoção por um leigo, e depois vem o Estudo Bíblico, feito pelo Pastor Romualdo. Os temas são variados. Atualmente estamos estudando o livro bíblico de Gênesis, em preparação para o Congresso Distrital de Leigos, que será no dia 14 de Setembro, em Luzerna. Depois os leigos ficam na nossa "sala de reuniões", conversando, jogando sinuca, truco, tênis de mesa, etc. São momentos muito bons, de confraternização e de comunhão entre todos. E sempre, na última quinta-feira do mês, acontece a reunião de confraternização. Neste dia a sessão acontece geralmente na cozinha da Comunidade, e consiste na programação normal, sem o Estudo Bíblico. E nesta reunião de confraternização sempre tem uma janta. É churrasco, xixo, sopa de anholine, buchada, costelão, etc. Os custos são divididos entre os leigos (menos a bebida, aonde cada um paga a sua). E nesta confraternização, muitas vezes, tem os aniversariantes, que acabam pagando a janta, ou uma parte dela. No mês de maio foi o Pastor e o Ernesto (só pra falar dos últimos). E na noite de hoje foi o Rui e o Marcus. A nossa gratidão aos dois (né leigos?). Sempre é muito bom a gente confraternizar. A convivência e a amizade também fazer parte do ser cristão. E, muitas vezes, entre meio as conversas e bate papos, alguém se desabafa, sobre os problemas que tem. E todo mundo acaba virando 'conselheiro'. Que Deus continue animando nossos leigos, a que participem e se envolvam. E que muito mais leigos possam vir a este grupo. Noutra hora falaremos mais dos leigos. Até lá.

Um copo de Água

No Culto do dia 21 de Junho, em Campos Novos, pregando sobre o texto bíblico de Jesus do Evangelho do final de semana, aonde Jesus diz: "Quem der de beber, ainda que seja um copo de água, a um destes pequenino, por ser este meu discípulo, não perderá o seu galardão", aconteceu algo bem interessante, que ilustrou toda a pregação. Logo após o Culto, um dos membros, o Vilmar, me chamou pra cozinha (Campos Novos é um ponto de pregação, e os Cultos acontecem na casa dos membros). Eu estava com muita pressa, pois tinha ensaio da banda jovem em Joaçaba, para o Culto jovem que seria de noite... mas ele insistiu. Acabei cedendo, e fui até a cozinha da casa da D.Neusa. Quando entrei na cozinha, o Vilmar me alcançou um copo de água. Todos acharam muito interessante... Ele disse: "Pastor, agora já tenho o meu galardão...". Foi uma "brincadeira" muito bonita, que serviu para todos refletirmos, e comentarmos o texto bíblico do sermão, bem como o próprio sermão. Foram feito vários comentários. Na verdade, o sermão foi repetido, rediscutido... e acho que ninguém mais esqueceu dele. Mas eu falei pro Vilmar, e pra todos que estavam ali: "Aqui, na casa de vocês, sempre tenho ganho muito mais de um copo de água". É que eles convidam o pastor para janta, almoço e café em todas as oportunidades quando tem Culto lá. Aí me lembrei, e também falei com eles, sobre o comentário de um Pastor, com o qual me encontrei nas férias de janeiro. O assunto era como os membros tratavam o Pastor. E este Pastor disse que, nos 5 anos que está naquela paróquia, não ganhou mais do que 5 convites. E, aliás, sempre dos mesmos membros. Isto é uma coisa muito bonita que acontece na Paróquia de Joaçaba: convites para almoço ou janta não faltam pro Pastor. Muito pelo contrário: é difícil conseguir atender a todos os que convidam. Muitos estão na fila já há bastante tempo. Este pastor que citei falou de que muitas vezes gostaria de receber convites, pois fica sozinho em casa, com a esposa e a filhinha pequena. Falou que o pessoal comenta na frente sobre a festinha que faz, por ocasião de um batismo ou aniversário... mas ninguém o convida. Ele, na verdade, se sente meio como um estranho ali... mesmo não tendo nenhum parente perto. Ele tem tido muito mais convites com o pessoal estranho, do que com os membros da sua Paróquia. Aliás, é muito bom o Pastor ser lembrado pelos membros, na hora da comemoração. Nem que seja com um simples copo de água (né, Vilmar). Outro dia continuaremos a falar disto. Fiquem com Deus.

24 de jun. de 2008

IELB completa 104 anos

História da IELB é marcada por dificuldades e bênçãos














Carl Mahler, primeiro pastor residente no Brasil,

e Augusto Gowert (D)


O luteranismo surgiu com a Reforma Protestante de Martinho Lutero em 1517. O primeiro luterano chegou ao Brasil 15 anos mais tarde. Era Heliodoro Eobano que professou sua fé ao desembarcar em São Vicente/SP. No final do século XIX havia no Brasil um Sínodo Luterano que se tornaria a Igreja Evangélica de Confissão Luterana.


Naqueles tempos, pessoas (como Augusto Gowert) estavam insatisfeitas com atuação do Sínodo. Então, a pedido do pastor Johann F. Brutschin, de Novo Hamburgo/RS, a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri dos Estados Unidos enviou ao Brasil o pastor Christian J. Broders. Este fundou, em 1° de junho de 1900, com 17 famílias, a Comunidade Evangélica Luterana São João, na atual cidade de Morro Redondo/RS.

Em 24 de junho de 1904, era fundada, em São Pedro do Sul, perto de Santa Maria, RS, com a presença de 14 pastores, um professor e 10 leigos, representando 10 comunidades com aproximadamente três mil membros, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Muitas problemas marcaram o início do trabalho: dificuldades de locomoção, pastores missionários que vinham dos Estados Unidos e viviam longe das famílias, língua e costumes diferenciados. O resultado era que os pastores ficavam pouco tempo por aqui e retornavam. As pessoas desamparadas acabavam não se fixando nas igrejas. Para piorar, as duas guerras mundiais afetaram o trabalho, com pastores sendo perseguidos e templos fechados.

A partir dos anos 50 a IELB começou sua expansão. Hoje está presente em todos os estados brasileiros com mais de 233 mil membros atendidos por quase 900 pastores. Sua missão é proclamar Cristo para Todos.

Rec. de Informativo IELB

15 de jun. de 2008

Fé nº 5

A fé não tem porta dos fundos Uma pérola de Paul Madsen

14 de jun. de 2008

Fé nº 4

A fé é o ouvido da alma Uma pérola de John Boys

13 de jun. de 2008

Reunião Diretoria 13/06/08

Hoje à noite, como sempre acontece toda segunda sexta-feira do mês, as 19h00, tivemos a reunião da diretoria da Comunidade Santíssima Trindade. Entre os assuntos tratados, destacamos os que estão descritos abaixo: 1)Troca do computador da secretaria: Foi aprovada a troca do computador da secretaria da Comunidade, que é usada pela secretária Cristina, para lançar todos os dados do Sipar (Programa de Administração Oficial da IELB), e outros tipos de serviços, próprios da secretaria. Nos próximos dias será comprado um computador. 2)Curso de Aperfeiçoamento de Pastores: Foi aprovada a participação do Pastor no Curso de Aperfeiçoamento de Pastor, sob a responsabilidade do Seminário Concórdia e da ULBRA, que acontece nos dias 14 a 16 de Julho, em Marcelino Ramos, Rio Grande do Sul, e que terá como ministrador o Pastor e Professor da Ulbra e do Seminário, e ex-presidente da IELB, Rev. Leopoldo Heimann. O tema deste ano será sobre o "Santo Ministério". O Pastor Romualdo irá participar. 3)Assembléia: Foi marcada para o dia 19 de Julho a assembléia ordinária da Comunidade Santíssima Trindade. A ordem do dia será elaborado na próxima reunião da diretoria 4)Projeto Timóteo: Recebemos uma carta da IELB, bem como alguns envelopes, para o projeto especial da IELB, de expansão missionária e colocação de mais Pastores. Transcrevemos o que consta no envelope especial de oferta para este projeto: "Objetivo: arrecadar recursos para viabilizar a expansão missionária da IELB, através da colocação de mais pastores em congregações existentes, ou em frentes missionárias no Brasil". A diretoria vai se envolver nesta campanha, e o Marcos Augustin, vice-tesoureiro, ficou encarregado da coordenação. 5)Corrimão na rampa: Foi decidido terminar os trabalhos na rampa que dá acesso à igreja, inclusive com a colocação do corrimão. Também foi decidido doar a cerca velha para a Comunidade do Bairro Anzolim, e a janela para a Comunidade do Bairro Flor da Serra, se estas Comunidades os quiserem. 6)Férias: Como o Pastor Romualdo tem 22 dias de férias em haver, a diretoria o autorizou a tirar duas semanas de férias no mês de setembro, logo após o Congresso de Leigos do Divarp. Obs.: Se o Congresso de Leigos for no dia 21 de Setembro, então o Pastor irá apenas tirar uma semana de férias. Além destes, vários outros assuntos foram analisados pela diretoria. Estiveram presentes à reunião o presidente Carlos Heuzy, vice-presidente Valter Frank, vice-secretária Bernadete Strada, tesoureiro Ernesto Vogt, Vice tesoureiro Marcos Augustin, conselheiro fiscal Nelsi Zagonel.

Fé nº 3

Andar por fé significa estar preparado para confiar quando não nos é permitido ver. Uma pérola de J.Blanchard

12 de jun. de 2008

Dia dos namorados

Ouvi na Rádio Catarinense de que o comércio está otimista, pra não dizer eufórico, em conseqüência do "Dia dos Namorados". Já no sábado passado, "Dia D" em Joaçaba, as vendas superaram todas as expectativas. E o CDL espera que no dia de hoje, o dia "próprio", haja grande movimento de clientes. Todos comprando alguma lembrança ou presente para o seu amor. São roupas, jóias, flores, celulares, etc., etc. Segundo me falou um dono de uma loja no sábado passado, este ano ele vendeu o dobro do que no ano passado, no "dia d" dos namorados. Esta é uma questão que nos deve fazer pensar muito. No que viraram todas estas datas comemorativas, como dia das mães, namorados, Natal, etc? De certa maneira, virou tudo em comércio. Os meios de comunicação estão passando a idéia de que aquele que não dá um presente nestes dias, não tem amor para com aquelas pessoas... O presente seria a forma pela qual se mostra o amor, e ponto final. Sem presente, não tem amor! E isto já está tão enraizado que, inclusive, aqueles que não ganham presente nestes dias, se sentem magoadas e desprezadas, e acabam ficando ofendidas, bravas... E o resultado, muitas vezes, é tristeza e revolta. E no resto do ano, como é que fica?... Muitos usam estas datas para aliviar a sua própria consciência. Alguns, que nunca mostram nenhum gesto de afeto, de carinho ou de amor, acham que, se fizerem isto nestas datas "comerciais", então não tem problema... Aliás, por causa disto, muitas datas de grande significado já perderam o seu sentido verdadeiro. Por exemplo: Natal, ao invés de comemorar o nascimento de Cristo, do Salvador de toda a humanidade, virou uma data de "confraternização" e de presentes. A páscoa, ao invés de lembrar a morte do Filho de Deus na cruz, e a sua ressurreição no domingo de Páscoa, lembrando a vitória de todos nós sobre a morte pela fé em Jesus, virou época de coelhinhos e chocolates. E o "Dia dos Namorados", que devia ser um tempo de se pensar sobre o namoro de verdade, e tentar aprender sobre o que a Bíblia ensina sobre o casamento, virou... Bem, pelo que se vê por aí na televisão, não é de admirar no que tem virado o namoro... Mas a todos que verdadeiramente são de Deus, e procuram viver a sua vontade e seguir o seu modelo de namorar... e casar... a todos estes desejamos um "FELIZ DIA DOS NAMORADOS". Oportunamente voltaremos para o assunto. Até lá.

Fé nº 2

Fé é o maio pelo qual as fraquezas do homem tomam posse da força de Deus Uma pérola de J.Blanchard

11 de jun. de 2008

Fotos Encontro Casais 2008 2

Estou colocando mais algumas fotos do Encontro Encontro de Casais. Na verdade, não tinha levado a minha digital, por estar estragada. Então não temos muitas fotos. As que estão aqui, foram tiradas pelo Selmar e a Ivana. A eles a nossa gratidão.















Aqui aparece o Selmar e o Éber que tocaram no Culto os hinos e as músicas. Ficou muito bonito. Em nossa Paróquia temos muitos músicos, que sempre embelezam os Cultos, e as outras atividades e eventos que acontecem.















Esta é mais uma foto do Culto, que aconteceu domingo de manhã. Foi, na verdade, um quase "mini culto", que durou cerca de 35 minutos. Mas cantamos muitos hinos, oramos, ouvimos a pregação da Palavra de Deus... Enfim, foi de muito proveito. E todos bem descansados, participando ativamente.















Esta foto é novamente do Culto.















Esta foto foi no início, sábado de tarde, quando houve o "quebra-gelo", com a troca dos presentes, conforme já coloquei num artigo anterior. Cada casal pegou um dos pacotes, que estavam numerados, e depois chamou o casal que recebeu o número que constava no pacote, e o deu para o casal... No final, todos os casais ganharam uma xícara grande... para tomarem um café ou chá bem juntinhos...















Os vencedores da gincana, o grupo amarelo, desfilando após a vitória. Este ano não foram os vencedores da gincana que organizarão o próximo Encontro, e sim, foi por sorteio.















Novamente o grupo amarelo, vencedor da Gincana. Acrocados: Darci, Éden, Fabrízia. Em pé: Almir, Lurdez, Jair e esposa, Margarete, Marco e Éber.

Estas são as fotos que temos... Mas valeu pela participação de todos... E até o ano que vem...

No final das contas, fé significa deixar Deus ser Deus. Uma pérola de J.Blanchard

10 de jun. de 2008

Fotos Encontro Casais 2008















Esta foto foi tirada no momento do Culto. Aparecem o Pastor Romualdo, o Selmar e o Éber (que tocaram as músicas do Culto)















O pessoal escutando a mensagem do Pastor durante o Culto















Mais uma foto do momento do Culto.















Outra foto do Culto. Na primeira fileira (da esquerda para a direita): Paulinho, Ivana, Fabrízia e Éber. Depois aparece a Alzira e o Arlindo. E do lado o Beto e a Ana.















Mais uma foto do Culto. Da esquerda pra direita: Noelita e Carlos, Esperandio e Nelsi, Iara e Paulo.















Esta foto é da hora duma brincadeira da gincana: acrocada a Sandra e em pé o Rogério. Mais ao fundo o Jair, a Lurdes, depois a Éden e a Semilda.















Mais uma hora das brincadeiras...















Aqui também uma gincana> No fundo o Édson, a Selita, o Umberto, o Adalberto, e o Jair.















A mesa brincadeira da gincana: Ao fundo: a Adriana, o Esperandio, a Nelsi, a Ana, o Roberto, a Semilda, o Guilherme e o Arnildo.















A mesma brincadeira...

Dia do Pastor 2

Na história do cristianismo, sempre encontramos pessoas dedicadas exclusivamente ao Reino de Deus. De forma simbólica e bem marcante, essas pessoas representam Deus na sociedade e se colocam diante do Senhor como porta-vozes da gratidão e dos pedidos do povo. A comemoração do “Dia do Pastor” é dedicada aos pastores, nome comum entre as igrejas protestantes para os líderes religiosos. É o Dia do Pastor, indivíduo que busca acima de tudo trabalhar pela causa do Reino de Deus, conduzindo sua vida na tarefa de anunciar o evangelho de Jesus, a saber, a notícia de que há completo e suficiente perdão para todos os pecadores que confessam sua culpa e tomam para si a graça divina. E, para o pastor, o grande exemplo é Cristo, perfeito e sublime pastor dos pastores, que andava no mundo atento às necessidades humanas. Percebendo a realidade, o próprio Jesus orientou seus seguidores a que orassem a Deus, pedindo trabalhadores, ou seja, servos dedicados. Jesus disse aos seus discípulos: “A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem à colheita”. Pastor de dedicação exclusiva também passou a ser uma profissão, tarefa da qual brota o sustento. Como tal, existe o risco de ser uma atividade com um fim em si mesma. Infelizmente, muitos pastores deveriam criar vergonha e deixar de comercializar a Palavra de Deus e de explorar a igreja. Aos pastores fiéis que, juntamente com líderes e outras pessoas voluntárias, contribuem para que o evangelho deixe suas marcas neste mundo necessitado de luz e paz, nosso reconhecimento, cumprimentos e gratidão. Que o mesmo perdão e graça, anunciados nas mais diferentes formas e locais pelos inúmeros pastores, possam servir de ânimo e consolo em suas realidades particulares.
Texto do Pastor Igor Schreiber

9 de jun. de 2008

Dia do Pastor

Segue abaixo um texto, do Pastor Horst Kuchenbecker, pastor emérito, residente em São Leopoldo-RS, sobre o dia "Dia do Pastor". Estimados colegas! Amanhã é o dia do Pastor. Como hoje é segunda-feira, como se diz, dia de folga do pastor. Na verdade o pastor não tem folga. Já cedo começa a lida. É crianças para a escola, e pedidos da esposa, é telefone tocando, etc. Por isso, a segunda-feira vira muitas vezes o dia de ressaca do pastor. Isto me leva a reformular um artigo que há anos atrás escrevi sobre A Ressaca do Pastor Era segunda-feira de manhã. O pastor fora cedo ao seu gabinete de estudo. No seu rosto se estampava preocupação, tristeza e desânimo. Em sua mente se travava uma violenta luta entre a fé e a incredulidade. Era um daqueles dias de ressaca, até não muito raros na vida de um pastor. Grande insatisfação consigo mesmo, o martirizava. Sentia-se incapaz e incompetente. Sentou-se a meditar e orar. Interrogava a Deus e não podia esconder certa revolta contra os caminhos de Deus. Desconfiava de sua própria fé. Será que creio de fato? Onde está o poder da fé? Onde está o poder da Palavra? Será que Deus me abandonou. Bem o mereço. Por que me tornei pastor? Deveria ter abraçado outra profissão. Será que Deus me escolheu de fato ou a decisão foi um ato de atrevimento meu? Será que estou no lugar certo? Meu chamado é a expressão da vontade divina ou foi de certa forma minha cobiça? Por que Deus não me concede dons melhores? Por que preciso perder tanto tempo na elaboração de um sermão ou estudo bíblico? Já estudei tanto, mas esqueço tudo e preciso recomeçar sempre de novo. Por que ainda caio em tantos e tantos erros e pecados. Lutou até com certo remorso do seu sermão de ontem. Fui um fracasso total. Acho que um dia a comunidade me mandará embora. Ainda ontem perdi a paciência com alguns membros e fui áspero com eles. Domingo de manhã pedi a Deus insistentemente sabedoria e bênção para o culto, mas parece que Deus não me ouviu. Por que tudo é tão difícil no ministério! Outros falam com tanta facilidade, gabam-se do poder do Espírito Santo e de suas realizações, mas eu não tenho nada disso. Enquanto meditava, dialogava e discutiu assim com Deus e consigo mesmo, folhava, vez por outra, a Bíblia na busca de uma luz, de um consolo. Deparou então com um versículo: “Quando eu digo: Resvalou-me o pé, a tua benignidade, Senhor, me sustém. Nos muitos cuidados que dentro em mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma.” (Sl 94.18,19) Ele procurou compreender que consolação era essa. Notou que toda a força do consolo está na graça de Cristo. O perdão nos consola. Nosso consolo não está em nossas obras, realizações ou nosso poder. Lembrou-se como muitos servos de Deus se queixaram amargamente de suas fraquezas e como todos desejavam a completa libertação e ansiavam pelo dia no qual estariam livres de sua natureza pecaminosa. Compreendeu melhor a palavra: “A minha graça te basta.” Importa confiar na palavra da graça. Enquanto estamos na carne, precisamos lutar. Também os dias de nosso ministério são “canseira e enfado”. Não compreendemos os caminhos de Deus, mas sabemos que Deus nos dirige sabiamente. Compreendeu que tudo é graça, também na vida santificada. E que a vida santificada não se mede por nossas realizações, por nossa satisfação ou vitórias, que julgamos ter alcançado, mas está firmada na graça de Cristo. E a certeza do perdão não advém de nossas experiências, mas do evangelho e dos sacramentos. Oh! Maravilhosa graça. Lembrou-se então do hino: “Eu sei que Deus é sabedor das minhas faltas, meu temor, mas pronto está a me valer, de todo o mal me proteger.” (HL 414, recitado conforme uma tradução antiga) Cristo que há pouco lhe parecia bem distante, estava novamente bem presente. Que consolo. Se Cristo muitas vezes desaparece de diante de nós e parece ocultar-se, ele o faz unicamente para nos manter humildes, para nos guardar do orgulho, levar-nos ao arrependimento, fazer-nos ver que tudo é graça, sem nenhum merecimento ou dignidade de nossa parte. Somo mendigo, disse Lutero, falando em fraqueza a fracos mendigos da riqueza que nos é confiada por Cristo, que nos alegra. Este reconhecimento é obra do Espírito Santo. O Espírito Santo glorifica Cristo em nossos corações. Reconhecer a graça de Cristo, alegrar-se na graça de Cristo é estar cheio do Espírito Santo. Ele compreendeu também que, mesmo sendo nosso dever buscar crescer sempre na fé e na vida santificada, o grau de fé difere de pessoa para pessoa. O grau de fé pertence às coisas a respeito das quais pedimos: “Seja feita a tua vontade.” Em seus caminhos insondáveis, Deus concede medida diferente de fé. E nosso consolo, nossa alegria não está no grau de fé, no grau de nossa vida santificada, no número de realizações e vitórias que julgamos ter obtido, mas unicamente na graça de Cristo. E para evitar que nos envaideçamos, Deus, por vezes, oculta sua graça de nós. Então caímos em profunda tristeza e desespero. Reconhecemos nossa pecaminosidade e nulidade, para voltar arrependidos à graça e nos alegrar nela. Enquanto o pastor voltava a ser reerguido pela graça e agradecer por ela a Deus, alguém bateu à porta. - "Entre" - disse ele. Era a senhora Jussara. - "Bom dia, pastor". - "Bom dia Dona Jussara. Em que posso lhe servir"? - "Não, nada. Estava passando por aqui, então me lembrei em lhe agradecer pelo sermão de ontem. Sabe, pastor, tínhamos muitas perguntas sobre este assunto que o senhor abordou no sermão, a Predestinação. O senhor foi muito feliz em seu sermão. Após o culto comentei com várias pessoas, todos gostaram muito. Vim lhe agradecer e pedir se possível voltar a esse tema na próxima reunião do Departamento Feminino. É possível"? - "Pois, não. Alegro-me em ouvir isso". Após alguns comentários, a senhora Jussara se despediu. O pastor estava refeito. Ao levantar a cabeça, seus olhos caíram sobre seu chamado emoldurado na parede. Leu-o, novamente e disse: "Amém. Sim, Deus quer que eu trabalhe aqui, apesar de minhas fraquezas. Seus poder se aperfeiçoa na fraqueza. Nós não nos firmamos em nosso saber e nossos dons, mas na Palavra, pela qual o Espírito Santo trabalha “quando e onde lhe apraz”. Assim é a vida não somente do pastor, mas de todo o cristão. Há lutas, há fraquezas. Nossa carne nos dá trabalho cada dia. E nossa consciência nos acusa. Nestes momentos, em que a consciência nos acusa de pecados, cabe nos buscar refúgio na graça de Cristo. Pois pecados não se trata com conselhos, nem com bons propósitos. O pecado precisa morrer, por confissão e arrependimento e o novo sair e ressurgir, pela força do evangelho, novo homem, que viva em justiça e pureza diante de Deus eternamente. Que privilégio ser pastor. Poder descansar cada dia em Cristo. A ele levamos nossas preocupações, fracassos e ansiedades. Ele nos dá descanso. – Abençoado Dia do Pastor.
São Leopoldo, 09/06/2008
Horst R. Kuchenbecker

8 de jun. de 2008

Encontro de Casais 2008

Foi muito bom o Encontro de Casais da Comunidade Santíssima Trindade de Joaçaba, que aconteceu em Piratuba, no Hotel Schäfer, neste final de semana, dias 7 e 8 de Junho. Foram muitos momentos de brincadeiras, gincanas, humor, dança, e, é claro, momentos de adoração e devoção. Começamos sábado, dia 7, as 16h30, com uma devoção preparada pelo Pastor Romualdo, apresentada pelo casal Rogério e Sandra Kropp, cujo tema era o amor que um casal deve ter entre si pelo resto da vida, desde o dia em que prometeram amor um ao outro diante do altar no dia do Casamento. Logo em seguida, depois das devidas apresentações de cada um, foi feita uma dinâmica bem divertida, aonde foram colocadas uma caixa por casal, no centro do salão de eventos. As caixas eram numeradas, e cada casal devia devia pegar a sua, mas não podia pegar uma que tivesse o seu próprio número. Então os casais foram chamando os números que havia debaixo da caixa, e cada um ia entregar a sua caixa de presente para o casal, cujo número correspondia. E isto foi feito com muita alegria, e os casais se abraçavam e cumprimentavam. Após isto, todos foram incentivados a trocarem os seus presentes... O que virou num outro momento muito gostoso de convívio. E finalmente, todos abriram os pacatos, para ver que presente tinham recebido. E adivinhem... todos ganharam a mesma coisa: uma xícara grande, para cada casal se sentar bem juntinho, curtindo um café ou um chá... E o objetivo foi alcançado: a confraternização, o "quebra-gelo" entre todos. E assim continuaram outras brincadeiras e gincanas, até pelas 18h00, quando houve o intervalo, para a janta, que era as 19h00. E que janta: comemos muito, e muito bem. Todo mundo saiu satisfeito. Depois da janta, houve um momento de humor, com dois humoristas, que foram cruéis conosco, pois de tudo que tínhamos comido, nos fizeram rir muito, por quase uma hora. Mas não teve problema: logo começou um "bailinho" familiar, com um músico 100% em afinação. Foi muito gostoso. E teve aqueles que, quando o baile terminou, já quase meia noite, ainda foram dar umas voltas por Piratuba, para conversar e "relaxar" (que o digam aqueles que até em bailinho de outro Hotel foram... né Édson e Marlene?). Domingo de manhã, depois do café, teve o Culto, aonde adoramos ao nosso Deus, pois, acima de tudo, é graças à Ele que tivemos esta oportunidade maravilhosa. Ele nos guiou, para chegarmos bem lá. Nos conduziu de volta. E é por isto que Ele mereceu o nosso louvor e adoração no Culto (sobre o Culto, falaremos outra hora). E depois do Culto, houve várias outras brincadeiras, joguinhos, gincanas, etc... E então chegou o grande momento: saber que iria comandar o Departamento de Casais da Comunidade até o Retiro dos Casais do ano que vem. A todos os grupos, foi entregue um envelope. Em três dos envelopes, estava escrito, entre outras coisas, "Que bom que vocês vieram". Mas em um dos envelopes, estava escrito: "Parabéns. O grupo de vocês foi sorteado para organizarem o próximo retiro". E neste grupo ficaram: Fritz e Evanir Paulo e Iara Admar e Rosa Umberto e Selita Éber e Fabrízia Em resumo, o encontro foi muito abençoado por Deus. Valeu para aqueles que participaram. E já fica o convite, para o próximo, que será ano que vem, não se sabe aonde... Outra hora daremos mais detalhes. Até lá.

Difamação

"Difamação é o mau hálito do cérebro". "Pérola" com autor desconhecido.

7 de jun. de 2008

Pecar

"Nunca pense que você entrará mel no pote, se Deus escreveu 'veneno' no rótulo". Uma "pérola" de William Gurnall

6 de jun. de 2008

Acessos

O Blog da Paróquia Santíssima Trindade, de Joaçaba-SC, foi ao ar no dia 6 de Maio de 2008. O objetivo sempre foi levar informações úteis aos membros e amigos. Como por exemplo: os horários dos Cultos nas Comunidades e as outras programações, o que acontece na Paróquia em termos de departamentos, os aniversariantes, e, é claro, mensagens para edificação. Como se pode ver, nada pretensioso. A idéia é ser simples e objetivo. Com muita alegria constatamos que, entre os dias 6 e 31 de maio, tivemos um total de 640 acessos ao blog. Isto mostra de que a idéia do blog está correta. Isto mostra que estamos alcançando os objetivos à que nos propusemos. Isto mostra que Deus está abençoando também este trabalho. E pretendemos continuar assim, crescendo e melhorando cada vez mais. É claro, dentro do limite de tempo disponível que tivermos. Porque o blog sempre fica para depois das outras coisas (aí pelas 22h00 em diante, ou na hora do meio, etc). Por isto, se você quiser contribuir conosco, pode mandar sua mensagem, seu artigo, ou seu assunto... e até as suas fotos que interessam para a igreja podem ser publicados. É só enviar um email para: romualdohw@gmail.com, que teremos o maior prazer em colocar no blog as suas idéias e sugestões. Também nos ajude a divulgar o blog. Indique ele para os seus amigos, parentes, vizinhos e colegas. Uma das possibilidades, é através do próprio blog (preenchendo o formulário na lateral esquerda), ou então falando diretamente para as pessoas. Especialmente, é importante que os membros da Paróquia de Joaçaba, que te acesso à internet, fiquem conhecendo o blog, para poderem se inteirar do trabalho e das atividades da Paróquia. E você que já conhece o blog, continue acessando. Com o tempo, pretendemos melhorá-lo cada vez mais, com mais informações e mensagens. E pedimos que Deus abençoe também este trabalho em nossa Paróquia. Em outra oportunidade daremos mais informações. Até lá.

Fotos Econtro Casais 2007

Só para ir colocando um "foguinho" em todo mundo sobre o Encontro de Casais da Comunidade Santíssima Trindade neste final de semana, dias 7 e 8 de Junho, no Hotel Schäffer em Piratuba, resolvi colocar rapidamente algumas fotos do encontro de casais do ano passado, que também foi em Piratuba, mas em outro Hotel. Segunda feira pretendo colocar algumas fotos deste último encontro de casais...

Observação: É possível ver as fotos bem nítidas (em alta definição) e tamanho bem grande, clicando sobre cada uma delas.















O pessoal reunido, procurando resolver as tarefas que lhes eram propostas. Do lado direito aparecem os organizadores de 2007.















Esta foi uma das fotos tirada do baile a fantasia, que acontecem no sábado à noite. A turma se divertiu muito. Aqui aparecem: Sandra e Rogério, Marlene e Édson (o bebê), e Éber e Fabrízia.















Tocando no Culto e na hora da devoção. Selmar, Éber e Pastor Romualdo. Obs.: quase fomos contratatos pelo hotel (não é que é verdade mesmo?... Acredite, se puder)















A foto de uma das partes do Hotel. Esta foto foi tirada da "Pousada Romântica" (vejam que nome mais apropriado), aonde ficamos hospedados, e onde aconteciam as reuniões, Culto, brincadeiras, gincana, etc. As refeições eram no hotel que aparece (como também o "baile a fantasia").















Estes são os organizadores escolhidos para 2008: Paulo e Gladir, Carlos e Noelita, Glacir e Lori, Rogério e Sandra, Selmar e Ivana, além do Pastor Romualdo e a Maria Cirlei (nunca apareço nas fotos... isto é preconceito).















Algumas mulheres, antes do início no sábado à tarde, sentada em frente ao hotel, "jogando conversa fora". Ainda bem que elas estavam felizes, mesmo tendo a foto logo abaixo. Hum...















E aqui estão os homens, também. É claro, conversando... Além da conversa, tem umas garrafinhas em cima da mesa... Dá para ver que estava bem "quente"...















Mais uma foto, deste vez de dentro do hotel...















Aqui nós vemos a turma se divertindo no do "quebra gelo", pra descontrair... Houve várias brincadeiras, dinâmicas, etc.















Os organizadores explicando a próxima atividade. E todo mundo na expectativa do que pode vir... E, segundo os organizadores, é muito bom a gente ter toda a trabalheira de "organizar": é que daí a gente já sabe tudo que vai acontecer. É menos "stress"...















Na hora das refeições... Por sinal, muito boas. A maioria não conseguiu experimentar nem 20% do que tinha. Pena que não dá pra levar pra casa, né turma?

Bem, por hoje chega. Estou saindo para Campos Novos, aonde tenho uma visita e um Culto pra fazer. A todos os casais que forem neste encontro, que Deus os abençoe, e que todos possam confraternizar, crescer na fé, e também no amor entre o próprio casal. Até amanha...

Resposta

"Muitas vezes, esperar uma resposta faz parte da resposta". Uma "pérola" de J.Blanchard

5 de jun. de 2008

Apanhando do Computador

"Estou apanhando do computador!" Será que o computador bate em alguém? Com certeza, não! Mas esta é uma frase que você já deve ter ouvido. Ou então falado. Especialmente, quando a gente começa a mexer no computador (lembro quando comecei... e hoje, infelizmente, não tenho paciência para explicar a alguém [que o digam os que me ligam, pedindo ajuda sobre o INDEP]). Mas não é bem este o meu caso, de estar "apanhando, por estar começando". Meu problema (problema?...) é que troquei de computador. E agora é bem trabalhoso deixar tudo organizado, do jeito que eu gosto (por exemplo: se aqui, as vezes, não aparecer o "j", este já é um problema que estou tentando corrigir). Aliás, quando comecei a planejar trocar o computador, eu já pensava no trabalho que teria para deixar tudo organizado. De muitas coisas conseguir fazer "backup" das configurações. Só que grande parte não tem como fazer. E outras, simplesmente não funcionam mais do antigo para o novo computador (também, passar de um pentium simplezinho para o "Core 2 Duo", 64 bits, é complicado). Na verdade, como é difícil "dominar" este "potro chucro" de computador, até que ele fique manso, servil e obediente. Mas com o tempo a gente chega lá. Nem que tenha que fazer como fiz segunda-feira: quando o computador chegou, eu estava saindo para fazer um sepultamento. Aí fiz o sepultamento, cheguei em casa, troquei de roupa, e saí para uma reunião. E dali cheguei em casa aí pelas 10h30 da noite. Então me pus a configurar o acesso à rede, e à internet. Resultado: fui dormir a 1h40 de terça feira (aliás, o mesmo "baile" levei ontem de tardezinha e de noite, para conseguir fazer com que a secretária pudesse acessar, com o Sipar [programa de administração paroquial] a rede e o banco de dados, que fica no meu computador). E assim vai... Bem, toda esta trabalheira para "treinar" o computador, faz a gente pensar em como nós também somos "duros" para sermos "dominados". Quanto trabalho o Espírito Santo tem, para nos deixar mais parecidos com Deus, do jeito que Ele gosta de nos ter. Quanto trabalho Ele tem, para ajeitar as coisas de nossa vida, para elas ficarem como Ele quer. É que nós também somos bem "difíceis" de sermos "arrumados" e "configurados". Nosso problema está em que somos "cabeças duras": sempre queremos fazer as coisas do nosso jeito, e não como Deus quer. É bem parecido com o configurar um computador: as vezes, quando o Espírito Santo conseguiu dar um jeito em uma coisa, descobrimos que tem outra que não funciona. Pois é, tem uma rede que as vezes não funciona entre nós e Deus. E pra configurar tudo, é preciso usar os meios certos, ter o software certo, e configurá-lo corretamente: e este software é a Bíblia, a Palavra de Deus. É através dela que o Espírito Santo trabalha, para nos deixar como Deus quer. É por isto que precisamos ler a Bíblia, ir aos Cultos, participar da Santa Ceia, fazer devoção em casa, etc... Nenhum computador funciona sem o software correto. Sem os programas, não adianta um técnico... Sem a Bíblia, o Espírito Santo não consegue "instalar" em nós as qualidades de Jesus, e a vontade de Deus. Outro dia continuaremos... Até lá.

Oração

"A oração é a corda do sino da torre; nós a puxamos, ela faz o sino tocar no céu". Uma "pérola" de Christmas Evans

4 de jun. de 2008

Morte

"Quando a morte derruba o cristão, ele cai no céu". Uma "pérola de J.Blanchard

3 de jun. de 2008

Fofoca

"Se todas as pessoas soubessem o que cada um diz da outra, não haveria quatro amigos no mundo". ... Será? Esta "pérola" é de Blaise Pascal.

2 de jun. de 2008

Dinheiro

"O dinheiro é como a água do mar: quanto mais uma pessoa bebe, mais sede sente". Esta "pérola" não se sabe donde veio.

1 de jun. de 2008

Dicionário "xucrez"

Não podíamos deixar de, também, colocar algumas coisas "meio humorísticas" neste blog. Esta que segue, recebi de meu irmão Erno, que recebeu de "não sei quem", o qual por sua vez recebe de... ah, o importante é que alguém teve o trabalho de compilar este dicionário... Se é que pode ser chamado assim. Mas lá vai... É sabido que o sotaque mais xucro e assustador de todo o universo conhecido (e do desconhecido também) é o nosso, oriundo do "oeste bravio". Esse dicionário é quase perfeito, especialmente para quem não é 'nativo' deste chão!!! Alemoa: loura Apinchá: jogar Atorá: cortar Baita: grande Baruiando: no cio Boleá: jogar, entrar Bostiá: incomodar Briquiá: trocar, de mano ou não Camassada de pau: apanhar Campiá: procurar Catrefa: pessoas que não valem nada Charanga: bicicleta Chumaço: conjunto de alguma coisa Cóça de laço: apanhar Comedor de carvão: morador de Criciúma e Tubarão Comedor de siri: morador do litoral Crêendios pai: exclamação quando algo dá errado De revesgueio: de um tal jeito De vereda: rápido Fincá: cravar Fóque: lanterna Fuque: fusca Garrão: calcanhar Gatiá: roubar Gavioná: sair na festa para caçar Guampiá: trair Guentá: roubar Incebando: enrolando, fazendo cera Ingrupi: enganar Ínôzá: amarrar (já viu palavra com todas as sílabas com acento?) Inprenhá: engravidar Insúcia: em conjunto Intertê: fazer passar o tempo com algo Inticá: provocar Intrevêro: bagunça Intuiado: cheio Invaretado: nervoso Japona: jaqueta de nylon Jóssa: coisa Judiá: mal tratar Kakedo: pessoas que não valem nada Lasarento: xingamento, como filho da... Luitá: brigar Malinducado: mal educado Mata-cobra: soco de cima para baixo, golpe marcial Murcilha: morcela Náifa: faca Ôio-d´água: nascente Paiêro: fumo de palha Pânca: modo de se portar, por exemplo: panca de motoqueiro (jeito de motoqueiro) Pare, home do céu: parar, o mesmo que 'se par de bobo' e 'deusolivre home'. Patiá: ser enganado, pagar de bobo Pelhor: o contrário de melhor Peral: declive acentuado no relevo no solo como um canyon Perna de salame: peça de salame Pescociá: olhar para os lados, matar tempo Pestiado: com alguma doença Pexada: acidente Piá pançudo: guri bobo Podá: ultrapassar, ou cortar Pozá: dormir em algum lugar Pruziá: conversar Rafuage: vagabundo, malandro Rancho: compra do mês Ratiá: incomodar Réco: zíper Relampejando: trovejando Resbalão: escorregar Revertério: dor de barriga Rinso: sabão em pó Sai fincado: suma daqui Sinalêra: semáforo Sóga: corda Sólinha: voadeira, golpe marcial Táio: corte Tchuco: bêbado Te atraca: faz isso Tentiá: filar Trupicá: tropeçar Tunda de laço: apanhar Uso campião: usucapião Vareio: vencer fácil Veiáco: mal pagador Vortiada: passeio Ximia: doce de passar no pão Zóiudo: impertinente Exemplo de aplicação: Agora te atraca mandá esse e-mail para intertê os teus amigos, aproveita enquanto teu chefe foi dá uma vortiada... Não sei como ele não vê que mesmo intuiado de trabalho você fica incebando o dia inteiro... Pare de campiá desculpa. Fica falando que tá pestiado e ainda consegue ingrupi o coitado do chefe... Mas te atraca logo, antes que ele volte e fique invaretado de te ver pescociando e te dê um mata-cobra de vereda... Pare de se bostiá, home do céu, não seja malinducado e manda essa jóssa de uma vez!!!