28 de abr. de 2010

Convenção IELB 06

22/04/2010:

15h20 - 3ª Sessão - Relatório da Diretoria Nacional:

dirretoria1

Primeiro vice-presidente:

O primeiro vice-presidente, Arnildo Schneider relatou suas atividades durante a gestão que se encerra. "Desde a última Convenção Nacional,  realizada  na  cidade  de Guarapari, ES, em abril de 2006, tivemos a alegria e o privilégio de atuar em várias frentes de trabalho  da  IELB". Arnildo faou das viagens, da visitas aos pastores conselheiros distritais, desinstalações, visitas a escolas, representações,re, uniões e assembléias, simpósios, fóruns, encontros e cursos, congressos, encontros da Anel, concílios e palestras. O primeiro vice-presidente agradeceu aos membros  da  Diretoria  Nacional  da  IELB  pelo  bom  nível  de diálogo e entendimento, sempre visando o bem da Igreja, mesmo quando eram discutidas opiniões divergentes; a todos os funcionários da IELB, com os quais tivemos a alegria de trabalhar  e  conviver. Também se disse grato a todos os pastores,  irmãos  e  irmãs  em  Cristo que dirigiram os momentos devocionais  semanais no Centro Administrativo da  IELB; a  todos os colegas pastores, professores e  líderes  leigos que nestes quatro anos o acolheram em seu lar por ocasião das visitas ou outras programações agendadas. Arnildoenfatizou seu agradecimento a esposa Amábile e as filhas Adriana e Ângela pelo constante apoio e carinho; e, acima de tudo, a nossa gratidão a Deus, cuja graciosa suficiência nos ampara e fortalece diariamente.

Segundo vice-presidente:

 

O rev. Mário Lehenbauer explicou que as Áreas de Missão e Serviço  Social são as áreas de ação que estão sob a responsabilidade do 2 vice-presidente da  IELB. Falou que outra atividade desenvolvida  pelo é a preparação, tradução e encaminhamento de projetos para o exterior e o estabelecimento de novas parcerias para a busca de recursos  (fund-raising). Mário disse que os principais parceiros para envio de projetos

continuam sendo a BMS (Brazil  Mission  Society) com  mais de 60 projetos em andamento. Lehenbauer afirmou que sempre procurou estar  próximo dos nossos missionários e das  nossas atividades sociais. "Se nem sempre pude fazer o que desejava por falta de recursos, me esforcei  ao máximo  para estar próximo dos mesmos nos seus anseios, e diariamente coloquei  diante  do  trono  de  Deus,  não  somente  os  projetos,  mas  especialmente  as pessoas neles envolvidos", finalizou.

 

Secretário:

 

O secretário da IELB, pastor Rony Ricardo Marquardt, disse que a cada ano apresenta relatórios anuais ao Conselho Diretor, destacando

de  forma específica as questões relacionadas  às Áreas de Educação Cristã e Comunicação. No relatório à 60 Convenção Nacional, destacou os principais pontos de atuação nos últimos quatro anos englobando as questões relativas à  secretaria e à participação em outras atividades nas quais representou a IELB e a Diretoria Nacional.

 

Tesoureiro:

 

Na primeira parte do relatório o tesoureiro explicou alguns itens e na segunda parte apresentou diversos anexos com planilhas e gráficos que melhor representam os números financeiros  da  igreja.  Moacir Guenter disse que no momento da elaboração do relatório diversas questões estavam “em ebulição”, em especial as questões que envolvem o  patrimônio da IELB,  por isso optou por apresentar algumas questões posteriormente por e-mail e registrá-las no Caderno da Agenda da Convenção. 

 

Thompson recebe agradecimento da Diretoria Nacional

diretoria2

O dr. Willian Thompson, diretor executivo da Brasil Mission Society (BMS) recebeu um agradecimento especial da DN pela essencial ajuda em vários aspectos e também em publicações.

 

22/04/2010:

20h - 4ª Sessão: Eleição do Tesoureiro, Palavra dos Visitantes, Moções:

 

tsoureiro

O novo tesoureiro da IELB, escolhido em segundo escrutínio, é o contador Renato Bauermann, da CEL Cristo Redentor, de Canela, no RS. O anúncio foi às 20h15.

 

Visitantes saúdam plenário da Convenção Nacional

visitantes

Jorge Groh, secretário de Missão da Lutheran Church Missouri Synod (LCMS) parabenizou o evento da IELB e disse que a igreja está fazendo a diferença em seu modo de atuação. Destacou a importância da ajuda as vítimas de terremotos e outros desastres naturais. Desejou êxito a nova diretoria.

Valdi Dreyer, da IELPA, saudou o lema escolhido pela convenção e disse que o da sua igreja, "Jesus é Vida para Todos", ainda é o mesmo desde a fundação. Falou sobre a evangelização das famíias e da missão de levar a salvação a todos os povos.

Já Nilo Lutero Figur, da Luttheran Hour Ministries disse se sentir querido entre os convencionais depois de 12 anos de afastamento. Enfatizou como é gratificante rever amigos, irmãos, "voltar para casa". Contou que depois de 11 anos lecionando comunicação em uma univesidade dos EUA, atualmente está na direção da Hora Luterana para América Latina. ... afirmou que busca forma conjunta de trabalho da Hora com todas asBusco forma conjunta de trabalho cm todas as igrejas para buscar pessoas que não estejam na igrejas. Encerrou falando sobre o programa Equipando Santos que pode ser integrado aos programas evangelísticos de todas as congregações.

Votação de Moções

A Comissão de Moções colocou em votação as moções 2, 3, 4, 5 e 6. A moção nº 1 foi votada a tarde.

As moções 1, 3 e 6 foram aprovadas pelo plenário.

As moções 2, 4 e 5 foram rejeitadas pelo plenário.

Informamos, novamente, que os textos completos de todas as moções estão disponíveis no site da IELB, no link Recursos. A quarta sessão encerrou ás 22h.

 

3/04/2010:

8h30 - 5ª Sessão: Devocional e Palestra:

weirich

O devocional de abertura da 5ª Sessão da 60ª Convençâo Nacional da IELB, foi conduzido pelo Rev. Paulo Proske Weirich, professor de Área Prática Homilética. A mensagem escolhida foi baseada em Mateus 10.5 - "A salvação será conhecida por todos...procurem as ovelhas perdidas". Weirich utilizou também a leitura bíblica de Jonas 4.2. Contou que soube de uma igreja, em Belo Horizonte, chamada Igreja Evangélica da 100ª Ovelha e citou outras com nomes peculiares. Relatou que o escritor chamado Sinfrônio Jardim Neto, realizou pesquisa que aponta que entre 30 a 40 milhões de pessoas foram algum dia a igrejas evengélicas e nunca mais retornam, 10% de pessoas desviadas das igrejas não retornaram a nenhuma igreja.

A pesquisa ainda aponta que entre 60 a 70% destas pessoas nunca receberam nenhuma visita do líder quando resolveram se afastar da congregação e a maioria destas pessoas se encontram em hospícios ou presídios, segundo o escritor. O autor ainda relata que o maior motivo do afastamento é a decepção com as lideranças da igreja. O rev. lembrou que a missão que o Pai deu ao Filho foi procurar as ovelhas perdidas. "Nossa igreja tem história, tradição e sabe que o perdido está dentro da igreja e só assim o outro perdido saberá que exister amor pelo perdido", disse Weirich. Ele ainda afirmou que deseja crer que as pessoas da nossa igreja e ele próprio estejam sempre dispostos, prontos e supresos ao dizer que é verdade que Cristo me amou a ponto de morrer por mim. "Somos a igreja que tem essa missão procurar as ovelhas perdidas. Jesus disse: "procurai as ovelhas perdidas em meu nome" , destacou o rev.

 

Rev. Gerson Luís Linden fala sobre a busca dos afastados

gerson

O palestrante iniciou dizendo que se não declararmos o imposto de renda, o fisco nos encontra, não nos deixa fugir e questionou porque na igreja não é assim, não existe essa persistência na busca dos afastados. Alertou sobre os motivos que levam as pessoas a se afastarem das igrejas e que esses são os mais variados. "O afastado nem sempre é daquele que perdeu a fé, ou se tornou descrente", afirmou. Utilizando o texto de Hebreus 10.25 discorreu sobre o afastamento da igreja e suas consequências. Linden afirmou que temos que ter ações concretas na busca dos afastados

Durante a palestra o rev. Linden solicitou ao plenário a leitura conjunta de Mateus 9.35-38. Logo após falou sobre o Capítulo 15 de Lucas onde constam a Parábola da Ovelha Perdida, da Moeda Perdida e do Filho Pródigo. Nesses três textos ele destacou que resgatar os perdidos tem seu preço e não é tarefa fácil. "Buscar os perdidos não tem o mesmo charme de construir um novo templo, de pregar em um culto lotado. Buscar a ovelha perdida é um fardo, mas Cristo o carregou" , completou. Também foi realizada a leitura conjunta de Mateus 18. O palestrante disse que essa leitura normalmente é usada como paradigma.

Linden destacou a dignidade alheia do ser humano, com ênfase aos três artigos do Credo. Relatou trechos de um livro que está lendo intitulado "Eles gostam de Jesus, mas não da Igreja". Chamou alguns convidados para depoimentos sobre seu trabalho de integração nas suas congregações. Foram relatos de visitas, encontros, informalidade nas visitas, estabelecimento de vínculos de amizade, visitas às famílias nas datas do aniversário, folhetos criados para os afastados. O palestrante concluiu dizendo que é preciso atitudes em relação aos afastados, para que esse resgate tenha êxito.

Extraído de IELB Notícias

Postagem: Pastor Romualdo

0 comentários: