Convenção IELB 04
22/04/2010:
9h - 2ª Sessão:
A devoção do segundia dia da 60ª Convenção Nacional foi dirigida pelo rev. Acir Raymann. Na sua mensagem, baseada em Gênesis 12.3, Raymann destacou que a sabedoria de Deus está em oposição ao desejo do homem. "ELE escolhe os mais fracos para envergonhar os mais fortes, pois é sábio". Lembrou a escolha de Abrãao que mostra os propósitos sábios do Criador. "É assim que Deus lida conosco, através do cumprimento de suas promessas". Ele lembrou que Deus deu um candelabro de promessas a Abraão e uma delas foi "eu engrandecerei o teu nome". Segundo o rev. é assim que Deus age com todos, assim que age em nossas vidas e nos torna, sem que percebamos bençãos na vida dos outros. Enfatizou a certeza da fé, que por isso Abrãao atendeu ao chamado do Pai, pois tudo estava baseado em sua fé sólida e assim ele enfrentou todos os desafios. O rev. lembrou que Deus abriu um novo envelope com Abraão e com o Messias. "Seu próprio Filho abriu o envelope da sepultura para que pudéssemos viver e não tivéssemos mais medo da morte. Finalizou com o Credo Apostólico.
Eleição do primeiro vice-presidente
O presidente da Comissão Eleitoral declarou aberto o processo de eleição do primeiro vice-presidente, às 8h58. Chamou os candidatos para que se apresentassem ao plenário. As cédulas foram entregues. E na sequência o plenário assistiu a palestra do rev. Anselmo Ernesto Graff, professor de Área Prática Missiologia. O tema foi "Missão da Igreja e Evangelização - Um olhar para Lutero".
9h20 - Palestra Rev. Anselmo Graff:
Missão da Igreja e Evangelização - Um olhar para Lutero foi o tema da palestra do professor Area Prática Missiologia, rev. Anselmo Graff. O palestrante fez uma recuperação histórica dos pensamentos de Lutero e também utilizou várias passagens bíblicas. Uma das citações foi o Salmo 117.1 e com base nele o professor afirmou que "o foco da missão não deverá ser primeiramente dirigida a mudar, mas sim formar uma comunhão de ouvintes do evangelho". Anselmo também citou o destaque dado por Lutero a missão do profeta Isaías. Outro ponto abordado foi os mais de cem escritos de Lutero sobre a ascenção e seu valor missionário. O paletrante também refletiu sobre a missão do batismo.
Sobre a Missão e Ofício de Chaves, o palestrante destacou que Lutero distingue o ministério da pregação, mas não o deixa solitário. "Lutero destacou que ao povo leigo não somente é permitido testemunhar e aplicar o evangelho, mas como também perdoar os pecados". Graff disse que a maior missão de quem tem fé é propagar a sua crença e fazer com que os outros a tenham da mesma forma e intensidade. Ele destacou ainda que Lutero sempre afirmava que o ministério pastoral é para ser praticado em nossa vivência, onde estamos, na família, no trabalho, na vivência em sociedade. "Todo cristão tem o dever de proclamar a Cristo", completou.
Nas reflexões finais disse que temos um sistema teológico maravilhoso. Citou que nas aulas do curso de Teologia, na Ulbra, acontecem verdadeiras conversões e que os alunos percebem criticamente a qualidade do nosso sistema que tem como base a justificação pela fé. Falou do testemunho de um aluno que ao saber que é salvo pela fé em Jesus, chorou e não sabe como voltar a sua denominação religiosa e dizer isso. "Com Lutero também foi assim, ele foi tocado também". Anselmo disse que como luteranos expressamos conforto e clareza quando falamos da confissão dos evangelho, das boas novas centradas na justificaçao da fé, mas quando falamos de evangelização no sentido de discutir linguagem, contextualização, metodologia e programas evangelísticos, temos muitas lacunas a preencher. O palestrante convidou a novas discussões em torno disso, desprovidos de orgulho.
10h50: Comissão de Moções:
A moção nº 1, que trata da estrutura da Diretoria Nacional, que consta no caderno verde da 60º Convenção Nacional e também no site da IELB, foi debatida no plenário. Os integrantes da Comissão apresentaram os pontos e houveram manifestações do plenário. Defesas contrárias e favoráveis foram recebidas pela comissão.
Ficou definido que a Diretoria Nacional seja composta pelo Presidente e por seis Vice-Presidentes, assim determinados:
1.1. Vice-Presidente de Ensino (atual 1º Vice-Presidente);
1.2. Vice-Presidente de Expansão Missionária (atual 2º Vice-Presidente);
1.3. Vice-Presidente de Educação Cristã
1.4. Vice-Presidente de Ação Social
1.5. Vice-Presidente de Comunicação (atual Secretário);
1.6. Vice-Presidente de Administração (atual Tesoureiro);
Os vice-presidentes de Educação Cristã e Ação Social serão eleitos na próxima Convenção Nacional. Os vice-presidentes de Ensino, Expansão Missionária e de Educação Cristã devem ser necessariamente pastores e os demais poderão ser pastores ou leigos.
Rev. Arnildo Schneider é reeleito primeiro vice-presidente
Em segundo escrutínio, o plenário decidiu que o rev. Arnildo Schneider continua como primeiro vice-presidente. O anúncio foi feito pela Comissão Eleitoral, às 11h30.
Extraído de IELB Notícias
Postagem: Pastor Romualdo
0 comentários:
Postar um comentário