22 de mai. de 2008

O corpo de Cristo

Agora são 8h30 da manhã, e daqui do meu gabinete vejo bastante gente passando em frente da casa, tanto a pé, quanto de carro, e indo pro centro da cidade. Algo incomum para um feriado, pois geralmente a esta hora, num feriado, as ruas de Joaçaba estão desertas, com exceção de um ou outro carro, e raras pessoas que se aventuram pelas ruas nestes dias a esta hora da manhã. Mas é que hoje é um dia especial: para muitos é o dia de sair, para acompanhar a procissão que acontece no centro da cidade, com as ruas todas enfeitadas no centro, e trancadas (o que piora ainda mais o caótico trânsito de Joaçaba): é o dia da procissão do "Corpus Christi". Aliás, tem alguns vizinhos meus aqui que somente nesta data (ou então na "procissão do frei Bruno") participam de algo em suas igrejas. Aí me lembro de que na nossa igreja também acontece algo bem parecido, com aqueles que só vão no Culto no Natal e na Páscoa. Mas vendo tanta gente passar, resolvi colocar algo sobre este assunto aqui no blog. E o que vou colocar, é simplesmente transcrever aqui o que Lutero diz no "Catecismo Menor" sobre a presença de Cristo no pão e no vinho na Santa Ceia. O "Catecismo Menor" pergunta: "Que é a santa Ceia"? E então Lutero coloca a seguinte resposta: "É o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, para ser comido e bebido, sob o pão e o vinho, por nós cristãos, como Cristo mesmo o instituiu". Aqui Lutero já coloca bem claro qual é a nossa fé, a respeito da Santa Ceia: Primeiro: É o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo". Sim, nós cremos que na Santa Ceia recebemos o "o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo". Nós cremos que Cristo realmente está presente no pão e no vinho, que comemos e bebemos na Santa Ceia. Isto está melhor detalhado um pouco mais à frente no catecismo. É afirmado que na Santa Ceia temos 2 elementos exteriores: "Os elementos exteriores da Santa Ceia são o pão, preparado da farinha, e o vinho, do fruto da videira". E a pergunta seguinte é: "Que nos dá Cristo sob estes elementos exteriores da Santa Ceia?". E então vem a resposta: "Em, com, e sob o pão Cristo nos dá o seu verdadeiro corpo; em, com e sob o vinho Cristo nos dá o seu verdadeiro sangue". Vejam bem as palavras: "Em, com, e sob...". Isto significa "dentro de", "junto com", "debaixo de". Portanto, a nossa doutrina é que junto com o pão recebemos o corpo de Cristo, e junto com o vinho recebemos o sangue de Cristo. A pergunta seguinte que está no "Catecismo Menor" é: "Por que é errado entender de modo impróprio ou figurado as palavras: 'Isto é o meu corpo; isto é o meu sangue"?. E então vem a resposta do Catecismo: 1º) "Cristo diz expressamente que ele nos oferece o mesmo corpo que é dado por nós, e o mesmo sangue que é derramado por nós". 2º) "O apóstolo Paulo declara que o corpo e o sangue de Cristo estão presentes". 3º) "Estas palavras são palavras sacramentais de uma instituição divina, e palavras de um Testamento divino". E a pergunta que nos interessa diretamente, está na página 150 do "Catecismo Menor": "O pão e o vinho ainda existem na Santa Ceia, ou foram transubstanciados em corpo e sangue de Cristo?". E então Catecismo responde: "Na Santa Ceia não são transubstanciados o pão e o vinho em corpo e sangue, mas (o pão e o vinho) continuam existindo (como pão e vinho verdadeiros); pois São Paulo ensina expressamente que na Santa Ceia comemos pão e bebemos vinho". Alguns versículos que estão no Catecismo: "1 Co 10.16: 'Porventura, o cálice da bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo". "1 Co 11.27: 'Aquele que comer o pão, ou beber o cálice do Senhor". "1 Co 11.26: Todas as vezes que comerdes o pão e beberdes o cálice". Quer dizer: A Bíblia fala que comemos pão e bebemos vinho na Santa Ceia. Que continuam existindo normalmente, depois da consagração. O pão e o vinho não se transformaram, não foram 'transubstanciados' em corpo e sangue. E, pra finalizar, a pergunta que está na página 160 do "Catecismo Menor": "De que modo são recebidos o pão e o vinho pelo comungante"? "O corpo e o sangue de Cristo são recebidos na Santa Ceia do mesmo modo (a pergunta anterior dizia que o pão e o vinho "são recebidos pela boca e de modo natural") pela boca, mas de maneira sobrenatural". Sim, nós cremos que recebemos verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo na Santa Ceia. Mas não adoramos a hóstia, pois não cremos na transubstanciação, mas na presença real do corpo de Cristo na hóstia, e a presença real do sangue de Cristo no vinho. Outra hora continuaremos a falar deste assunto. Até lá.

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