Dos males o menor
"Dos males o menor". Com certeza você já ouviu esta frase muitas vezes. Ela é dita por alguém que sofreu algum mal, mas que poderia ter sido pior.
Ela, por exemplo, foi dita este dias atrás por uma mulher, que se acidentou com azeite quente. Queimou o braço e os pés. Mas, segundo ela, poderia ter se queimado muito. O azeite poderia ter "explodido" em seu rosto, pois a panela pegou fogo, e ela sozinha em casa. E, no desespero, sem pensar em mais nada, pegou a panela em chamas, e jogou janela fora. Como ela mesmo disse: "Dos males o menor".
Menor, por que a casa poderia ter pego fogo. Pois quando ela entrou na cozinha, as chamas tinham já uma enorme altura.
Menor, por que, ao jogar a panela pela janela, o azeite poderia ter voltado pra ela, caído sobre o seu corpo, e ter se queimada toda.
Nós, muitas vezes, também já pensamos, se não falamos: "Dos males o menor". Ou: "Poderia ter sido pior".
Mas faltou eu contar um detalhe sobre o que esta mulher disse. Ela não simplesmente falou: "Dos males o menor". Ela disse: "Graças a Deus, dos males o menor". E este é um detalhe muito importante, quando ficamos livres de algum mal maior: "Graças a Deus, que me livrou: dos males o menor".
A Bíblia afirma que os anjos de Deus se "acampam ao redor" dos que são de Deus, para os proteger dos perigos. Diz que eles até "nos sustentam em suas mãos", isto é, nos levantam, para evitar que tropecemos em alguma pedra.
E é especialmente no que se refere ao pecado que temos que reconhecer: "Graças a Deus, dos males o menor". Ou seja: o pecado afeta nossa vida aqui no mundo. É por isto que as vezes a "banha pega fogo" e respinga em nós, e nos machuca. É por que o pecado está no mundo, e em toda a criação de Deus, desde a queda de Adão e Eva, que as vezes "tropeçamos em alguma pedra", e nos machucamos.
Mas, "graças a Deus", também aqui podemos dizer: "Dos males o menor". O "menor mal" nisto tudo é que o pecado traz sofrimento para a nossa vida aqui no mundo.
Mas, "graças a Deus", do "mal maior" nós estamos livres: Jesus nos livrou. Nos livrou do mal da condenação eterna; do mal do inferno; do mal do sofrimento sem fim de pois da morte. Mesmo que isto lhe custou um "mal maior": ter que expiar, pelo sofrimento, todos os nossos pecados na cruz.
Mas, graças a isto, também a nossa jornada nesta terra se enche de esperança, de fé e de certeza. Pois sabemos que, por causa do "mal maior" que Cristo enfrentou por nós, nós iremos depois para a paz eterna, a felicidade sem fim... o lugar aonde nem haverá um "mal menor". Aliás, não haverá mal nenhum.
Outro dia continuaremos esta conversa. Até lá.
0 comentários:
Postar um comentário