2 de mai. de 2009

Nos Ceus

"Pai nosso que  estás nos céus" (Mt 6.9)
    Vivemos no mundo da terra. Tudo para o ser humano gira em torno da vida aqui. É muito difícil falar para alguém de algo transcendente, algo fora daquilo que se consegue ver ou enxergar, daquilo que se consegue apalpar e confirmar pelos próprios sentidos.
    Por isto também que o ser humano, muitas vezes, não consegue orar. Geralmente, ele só se lembra de Deus quando alguma coisa muito grave lhe acontece. Aliás, como disse um mexicano estes dias, diante da gripe suína, que pode se transformar em uma grande epidemia mundial: "Não acredito em Deus! Mas se ele existir, só ele pode nos salvar"! Com certeza, se a doença continuar se espalhando, ele, e muitos outros que não acreditavam em Deus, vão começar a implorar à Ele, como a única esperança...
    Jesus ensinou a orar, dizendo: "Pai nosso que estás nos céus" (Mt 6.9). Alguém, meio desavisado, poderia pensar que Deus nem sequer está aqui, presente na terra, para nos socorrer em nossos problemas. Pois Ele "estás nos céus". 
    Sim, onde está Deus?... Na verdade, Deus está em todos os lugares. E tudo ao mesmo tempo. Dizemos que Deus é "onipresente". "Oni" = tudo, todos, em tudo, em todos... "Presente" = Ele está presente, se faz presente, não se ausenta, não está longe, está perto, está do lado, está junto, está dentro, está em...
    O que Jesus quis dizer com esta frase: "estás nos céus", foi apontar para o fato de que Deus é o "Senhor de todas as coisas", aquele que criou o universo com seu eterno poder, e que é Ele que tudo ainda mantém, sustenta e governa. Que tudo neste mundo depende dele, e que Ele, lá do seu trono eterno, tudo observa e tudo controla.
    Em Ef 3.20 diz que Deus "é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós". Dele depende a vida, apesar de o ser humano, e nós juntos, muitas vezes pensamos que podemos tudo, que somos nós que nos mandamos, ou que podemos fazer tudo que quisermos.
    Jesus quis dizer que quando oramos: "Pai nosso que estás nos céus", devemos nos lembrar que quem está cuidando de nós, e que quer ouvir a nossas orações, e que vai nos atender, é o mesmo Deus que criou tudo, toda a vida que existe. Que este a quem oramos, não é alguém fraco, incapaz de nos ouvir e de nos atender. Pelo contrário: como dizemos no Credo Apostólico: "Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, criador do céu e da terra".
    Este fato, de que falamos com um Deus que pode tudo, e que, por amor ao seu Filho Jesus Cristo, o nosso Salvador, deve nos animar a orarmos sempre mais. O filme "Guerra dos Mundos" é uma ficção, que diz que durante milhões de anos haveria extra-terrestes nos observando... e que estes, depois de terem nos estudado nos mínimos detalhes, resolvem nos destruir. E acabam mortos, por virus humanos, para os quais eles não tem proteção. Isto é pura ficção...
    Mas a verdade é que tem alguém que não está apenas nos observando: ele nos criou. Este é Deus. Ele não nos observa para nos destruir, mas para nos socorrer e nos ajudar. Aliás, ao invés de nos destruir, Ele veio nos salvar. E isto, sim, custou-lhe a própria vida: seu Filho Unigênito teve que morrer na cruz, para nos salvar.
    E se este amor de Deus é tão grande, que Ele é capaz de, lá dos céus, enviar seu Filho Unigênito para nos ter junto dele, então podemos, realmente, orar com toda a confiança, e dizer: "Pai nosso que estás nos céus".
Pastor Romualdo, em 02/05/09.

0 comentários: