10 de out. de 2008

Poder

A palavrinha “poder” mexe conosco. No mínimo nos leva a pensar: Ah, quisera eu ter poder para isto ou para aquilo! Cada um de nós pode substituir o “isto” ou o “aquilo” por algo que, no momento, deseja muito ter. Talvez ter um pouco mais de saúde; ou então, ganhar um pouco mais de dinheiro; ou ainda, transformar um pouco a realidade social em que vive. Enfim, são vários “istos e aquilos” para os quais teríamos acesso se tivéssemos poder para tanto.
     A palavrinha “poder” aparece no texto da epístola para o domingo, 12 de outubro. No versículo 5 do capítulo 1 de 1 Tessalonicenses, o apóstolo Paulo escreve, referindo –se à sua ação missionária em Tessalônica: Pois temos anunciado o evangelho a vocês não somente com palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo e com a certeza de que esta mensagem é a verdade. Paulo anunciava o evangelho com palavras, como não poderia deixar de ser. Suas palavras, todavia, vinham carregadas de poder, cuja fonte é o Espírito Santo.
     A palavrinha “poder” , mesmo acompanhando a pregação do evangelho, corre o risco de ser mal entendida e, conseqüentemente, desejada por motivos equivocados. Por isso, cabe a pergunta: “O poder que acompanha o evangelho realiza o quê?” Curas, milagres, solução de dificuldades financeiras e outras “maravilhas” oferecidas às centenas no varejo religioso que nos cerca?
     A palavrinha “poder” no texto de 1 Ts 1.5 apresenta a razão para o surgimento de maravilhas e não “maravilhas” na vida dos tessalonicenses após terem ouvido o evangelho anunciado por Paulo e seus companheiros. Nas palavras do evangelho está presente o poder do Espírito Santo, que provocou os mais impressionantes milagres que podem acontecer na vida do ser humano. No versículo 3, o apóstolo afirma que os tessalonicenses puseram em prática a sua fé, trabalharam bastante levados pelo amor e tinham uma firme esperança no Senhor Jesus Cristo. Nada disso é natural ao ser humano; nada disso ele alcança por forças próprias, pois tudo é sobrenatural, acima do natural. Portanto ... milagre. Fé em prática, amor em ação e esperança firme no Senhor Jesus Cristo são os resultados da ação milagrosa do poder do Espírito Santo que acompanha as palavras do evangelho. Nada mais o filho ou filha de Deus precisa desejar.
     A palavrinha “poder” no texto bíblico mencionado leva-nos a uma grande alegria. É o poder que acompanha o evangelho que ouvimos. É o poder que transformou completamente nossa vida. É o poder que põe por terra a fúria de Satanás, as con- seqüências eternas dos nossos pecados e limita o domínio sobre nós da própria morte. Ah sim, é motivo para estarmos muito alegres. Recebemos em abundância o evangelho que vem com o poder do Espírito Santo para continuar agindo em nossa vida, a fim de nos manter praticantes de nossa fé, notáveis em ações conduzidas pelo amor e amparados pela firme esperança no Senhor Jesus. Algo mais a desejar? Não. Pois tudo é nosso porque temos recebido o evangelho não somente com palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo, levando-nos à certeza de que sua mensagem é a verdade.
Pastor Paulo Moisés Nerbas, pres. da IELB

0 comentários: